Clima

O Clima na Mata Atlântica

Por está inserida na faixa de transição entre o clima tropical e subtropical o clima da Mata Atlântica sofre influência da radiação solar da zona climática tropical e subtropical e pelas massas de ar úmidas vindas do Oceano Atlântico. Também é caracterizado por uma estação quente e úmida de novembro até março (verão) e outra fria e seca de maio até agosto (inverno). A proximidade do oceano assim como a forma do relevo contribui para tornar o clima local predominantemente quente e úmido, sendo caracterizado por temperaturas altas, alta nebulosidade nas partes mais elevadas e grande umidade. As temperaturas e as precipitações variam com a altitude, diminuindo cerca de 0,6° C e aumentando aproximadamente 200 mm a cada 100 m de altitude. A temperatura anual média na costa é de 22° C, diminuindo cerca de 11° C em 2.000 metros e podendo chegar a valores negativos no pico das Agulhas Negras à 2.800 m de altura. As precipitações anuais médias ao nível do mar são de 1.600 mm com dois extremos, de 2.500 mm em Ubatuba e 1.200 mm em Rio de Janeiro.

A Mata Atlântica originalmente se estendia por 1.300.000 km², abrangido do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, estando assim situada em diferentes regiões climáticas do Brasil. São estas: 


  • Tropical Atlântico 
  • Tropical de Altitude 
  • Subtropical 

Tipos de Clima do Brasil


Devido a isso o clima do Domínio pode ser considerado dinâmico apresentando diferentes características ao longo de toda sua extensão. 

Climograma 

O climograma é uma ferramenta, a qual é utilizada para representar um clima de uma determinada região, este tipo de representação facilita a analise e a compreensão dos aspectos climáticos de uma determinada região. Nela é representada graficamente as variações de temperatura e precipitações em determinado espaço de tempo. A temperatura geralmente é representada por um gráfico linear sobreposto a um histograma (gráfico de barras) que representa as precipitações. 


Tropical Atlantico 

Climograma - Clima Tropical Atlântico

Esse tipo de clima cobre a maior parte de todo litoral brasileiro, se estendendo do Rio Grande  até o Paraná. Como pode ser visto nos dois climogramas apresentados acima a quantidade de chuva varia conforme a latitude da região, por exemplo, no Sudeste maior intensidade de chuvas acontece no verão enquanto no Nordeste o maior nível de precipitação acontece no inverno. A maior variação de temperatura acontece na porção sul do litoral. 

Tropical de Altitude 

Clima Tropical de Altitude

É o clima que abrange áreas com altitude acima 800 metros de altitude, nas regiões de Minas Gerais, Espirito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Os verões nessas localidades são caracterizados quentes e chuvosos e os invernos, frios e secos, como pode ser visto no climograma da cidade de Belo Horizonte (MG) apresentado acima. Este tem os índices pluviométricos parecidos com o clima tropical mais com medias anuais de temperaturas menores. 

Subtropical 

Clima Subtropical

Clima que abrange as regiões localizadas ao sul do tropico de Capricórnio, Paraná, sul de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; a temperatura sofre grande variação o verão é quente e o inverno frio, já a precipitação sofre poucas variações. 



Definição de clima: 

Wikipédia


Brasil Escola




Saiba mais sobre:

Diferença entre clima e tempo: