O Clima na Mata Atlântica
Por está inserida na faixa de transição entre o clima tropical e subtropical o clima da Mata Atlântica sofre influência da radiação solar da zona climática tropical e subtropical e pelas massas de ar úmidas vindas do Oceano Atlântico. Também é caracterizado por uma estação quente e úmida de novembro até março (verão) e outra fria e seca de maio até agosto (inverno). A proximidade do oceano assim como a forma do relevo contribui para tornar o clima local predominantemente quente e úmido, sendo caracterizado por temperaturas altas, alta nebulosidade nas partes mais elevadas e grande umidade. As temperaturas e as precipitações variam com a altitude, diminuindo cerca de 0,6° C e aumentando aproximadamente 200 mm a cada 100 m de altitude. A temperatura anual média na costa é de 22° C, diminuindo cerca de 11° C em 2.000 metros e podendo chegar a valores negativos no pico das Agulhas Negras à 2.800 m de altura. As precipitações anuais médias ao nível do mar são de 1.600 mm com dois extremos, de 2.500 mm em Ubatuba e 1.200 mm em Rio de Janeiro.
A Mata Atlântica originalmente se estendia por 1.300.000 km², abrangido do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, estando assim situada em diferentes regiões climáticas do Brasil. São estas:
Devido a isso o clima do Domínio pode ser considerado dinâmico apresentando diferentes características ao longo de toda sua extensão.
Climograma
O climograma é uma ferramenta, a qual é utilizada para representar um clima de uma determinada região, este tipo de representação facilita a analise e a compreensão dos aspectos climáticos de uma determinada região. Nela é representada graficamente as variações de temperatura e precipitações em determinado espaço de tempo. A temperatura geralmente é representada por um gráfico linear sobreposto a um histograma (gráfico de barras) que representa as precipitações.
Tropical Atlantico
Esse tipo de clima cobre a maior parte de todo litoral brasileiro, se estendendo do Rio Grande até o Paraná. Como pode ser visto nos dois climogramas apresentados acima a quantidade de chuva varia conforme a latitude da região, por exemplo, no Sudeste maior intensidade de chuvas acontece no verão enquanto no Nordeste o maior nível de precipitação acontece no inverno. A maior variação de temperatura acontece na porção sul do litoral.
Tropical de Altitude
É o clima que abrange áreas com altitude acima 800 metros de altitude, nas regiões de Minas Gerais, Espirito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Os verões nessas localidades são caracterizados quentes e chuvosos e os invernos, frios e secos, como pode ser visto no climograma da cidade de Belo Horizonte (MG) apresentado acima. Este tem os índices pluviométricos parecidos com o clima tropical mais com medias anuais de temperaturas menores.
Subtropical
Clima que abrange as regiões localizadas ao sul do tropico de Capricórnio, Paraná, sul de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; a temperatura sofre grande variação o verão é quente e o inverno frio, já a precipitação sofre poucas variações.